Controle da cigarrinha das raízes com o inseticida biológico Metarhizium anisopliae

Foi realizado um controle biológico da cigarrilha da cana usando o inseticida microbiológico “METHIÊ”, formulado a partir de esporos do fungo Metarhizium anisopliae. O fungo Metarhizium anisopliae, que causa a doença-verde em diversas espécies de insetos, é um dos mais eficazes controladores biológicos das diversas espécies de cigarrinhas que ocorrem na agricultura.

cigarrinha das raizes cana Mahanarva fimbriolata

Os principais danos vistos na cana são plantas desnutridas, desidratadas e ressecadas. Folhas com manchas amareladas e posteriormente avermelhadas e secas. As cigarrinhas Sugam a seiva e injetam toxinas, causando intoxicação sistêmica das plantas. A redução da área verde da cana decorrente da sucção pelas ninfas e adultos interrompe o processo de fotossíntese, causando atrofia da cana e encurtamento dos entrenós (gomos), reduzindo o armazenamento do açúcar e podendo causar perdas agrícolas e industriais da ordem de até 60%

cigarrinha cana metarhizium
Sintomas da presença da cigarrinha das raízes (Mahanarva Fimbriolata).       Fonte: Rehagro/ Embrapa

Metarhizium anisopliae cigarrinha canaO inseticida microbiológico “METHIÊ” formulado a partir de esporos do fungo Metarhizium anisopliae controla as cigarrilhas provocando doença nas mesmas. Os esporos de Metarhizium anisopliae entram em contato com o inseto, penetram na sua cutícula, colonizando os órgãos internos do hospedeiro que para de se alimentar e morre. Ele é eficaz contra as ninfas e adultos das cigarrinhas e possui um desempenho de controle semelhantes aos químicos não agredindo o meio ambiente, com baixo custo e de fácil aplicação.

Aplicação e dosagem

Foi feito um monitoramento da presença de ninfas da praga no campo. A amostragem deu como resultado uma presencia de ninfas maior que 5 indivíduos/ m2.

O produto METIÊ foi aplicado na forma líquida, com alto volume de calda, por meio de pulverizadores de barra (tratorizado), com o jato de pulverização dirigido para a base das touceiras das plantas, onde se concentra a população de ninfas (espuma).

Foi aplicado 100 gr /ha de METIÊ, realizando 3 aplicações.

Para ter sucesso no controle das cigarrinhas da cana, o inseticida microbiológico deve ser aplicado sob as seguintes condições:

  • Aplicar nas horas mais frescas do dia, preferencialmente no início da manhã ou final da tarde, ou ainda no início da noite
  • Temperatura ambiente: máximo 30 Cº
  • Umidade relativa do ar: mínimo 60%
  • Velocidade do vento: máximo 7 km/h

Metarhizium anisopliae cigarrinha

Autores Miguel Lancho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-PICANÇO, Marcelo Coutinho – PROTEÇÃO DE PLANTAS: Manejo integrado de pragas. Viçosa, MG – 2010

Mundo Horta – Como controlar cigarras e cigarrinhas

-DIAS SANTIAGO ; ROSSETTO Cigarrinha-da-raiz – Mahanarva fimbriolata; Agencia Embrapa de informaçao tecnológica

-GALLO, D. et al. Entomologia agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002. 920 p.

-MARCONDES DE ALMEIDA J. E. Resultados do controle biológico da cigarrinha da raiz da cana-de-açúcar com Metarhizium anisopliae. Instituto Biológico, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal

-MENDONÇA, A.F. Pragas da cana-de-açúcar. Maceió: Insetos & Cia, 1996. 239p.

-GUAGLIUMI, P. As cigarrinhas dos canaviais (Hom. Cercopidae) no Brasil. VI. Con- tribuição: A nova nomenclatura das espécies mais importantes. Bras. Açuca- reiro, v.76, n.1, p.75-90, 1970.

-EMBRAPA – CENARGEN. Coleção de fungos entomopatogênicos do CENARGEN. Brasília: EMBRAPA-SPI, 1996. 76p.

-ALMEIDA, J.E.M. & BATISTA FILHO, A. Controle da cigarrinha da raiz, Mahanarva fimbriolata (Hemíptera; Cercopidae), com Metarhizium anisopliae e óleo de nim, em cana-de-açúcar sob cultivo orgânico. In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIO- LÓGICO, 8., 2003, São Pedro. Resumo. São Pedro, 2003. p.65.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s