Inseticida biológico a base de Bacillus Thuringiensis

Bacillus Thuringiensis é uma bactéria da família Bacillaceae, sendo a cepa mais efetiva para o controle das lagartas Bacillus Thuringiensis kurstaki.

Bacillus.jpg

O princípio ativo dos inseticidas a base de Bacillus Thuringiensis são os cristais que a bactéria forma. Cada célula bacteriana forma somente um esporo e um cristal no final do processo.

Modo de ação

No aparelho digestivo o cristal encontra condição ideal (pH > 12) para ser dissolvido e absorvido, transformando-se em substância tóxica para a lagarta (veneno). Uma parte do cristal absorvido atua imediatamente no sistema nervoso central. O inseto pára de se alimentar em no máximo 5 minutos.

Num segundo momento, o cristal ataca e destrói a parede do tubo digestivo, permitindo o extravasamento do líquido digestivo para dentro do corpo do inseto, levando consigo bactérias, provocando uma infecção generalizada matando a lagarta.
images

Resistência

Os insetos não desenvolvem tanta resistência aos inseticidas biológicos quanto aos químicos.  Os defensivos biológicos são formulados a partir de vírus, fungos e bactérias causadoras de doenças ou distúrbios em insetos.  Como os insetos não possuem sistema imunológico desenvolvido, é mais difícil o aparecimento de insetos resistentes nas gerações seguintes.

bacillus_thuringiensis_paperweight_by_trilobiteglassworks-d6s4ift

Seletividade do produto aos inimigos naturais

A utilização conjunta de Bacillus thuringiensis  com outros inimigos naturais é uma forma de incrementar o manejo da praga. Trichogramma spp é reconhecido pela sua viabilidade e eficiência e, pode ser utilizado conjuntamente com B.  thuringiensis.

Compatibilidade

O inseticida é compatível com a maioria dos defensivos químicos e outras substâncias normalmente empregadas na agricultura, sendo inclusive recomendada a sua aplicação em conjunto com outros defensivos, pois aumenta significativamente a eficiência dos mesmos. O produto é incompatível com substâncias extremamente alcalinas ou ácidas.

Efeito Residual, subdosagem e intervalo de segurança

Seu efeito residual varia entre 7 dias a 45 dias, sendo a média de 20 dias. Os esporos e cristais contidos dos inseticidas a base de Bacillus Thuringiensis  são recobertos por protetores contra os raios ultravioletas, aumentando desta forma sua eficiência e durabilidade.

Em casos onde possa haver a ingestão de pequenas quantidades de produto (sub-dosagem),  pode ser insuficiente para causar a morte mas suficiente para determinar grandes alterações metabólicas e funcionais diversas nos insetos, tornando-os alvos fáceis para outros predadores. Os insetos ficarão pré-dispostos a outras doenças, terão maior sensibilidade aos fatores climáticos (vento, frio, chuvas e luz) e  acontecerão um empupamento precoce.

cropped-cropped-5.jpg

Os inseticidas a base de cristais viáveis de Bacillus Thuringiensis não tem período de carência, podendo ser aplicado até o dia da colheita.

Aplicação

miguel-lancho

É recomendável a adição de óleo vegetal emulsionável ou espalhantes adesivos.

Não aplicar em horas de sol forte. Dê preferência  realizar a pulverização na tarde.

Em dias nublados ou de chuva fina, poderá ser aplicado a qualquer hora do dia.

Não aplicar em dias de chuvas fortes ou prenúncio das mesmas.

Autor: Miguel Lancho

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-PICANÇO, Marcelo Coutinho – PROTEÇÃO DE PLANTAS: Manejo integrado de pragas. Viçosa, MG – 2010

-PAPA, G. Proteção de Plantas – Métodos de Controle de Pragas e Manejo Integrado. Viçosa, 2010.

– MUNDO HORTA -Como controlar lagartas

 

-BARBOSA, F.R.; SILVA, C.S.B. da; CARVALHO, G.K. de L. Uso de inseticidas alternativos no controle de pragas agrícolas. Petrolina: EMBRAPA Semi-Árido. 2006. 47 p. (EMBRAPA Semi-Árido. Documentos, 191)

– VALICENTE, F H. Controle biológico da lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, com Bacillus thuringiensis

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s