O controle biológico dos nematoides

Entre as doenças que afetam a produtividade, aquelas causadas por nematóides assumem grande importância em virtude dos sérios prejuízos causados à planta. Os nematóides são organismos microscópicos e translúcidos que estão entre os mais abundantes animais da terra. Os nematóides fitoparasitas prejudicam as plantas pela ação nociva sobre o sistema radicular que, por sua vez, afetam a absorção e a translocação de nutrientes, alterando a fisiologia da planta. Esses organismos também podem predispor a planta a doenças e a estresses ambientais ou atuarem como transmissores de outros patógenos.

cenoura-atacada-pelos-nematoides
Síntomas do ataque de nematóides em cenoura

Métodos de controle

As práticas agrícolas inadequadas levam à degradação do solo, seja nos aspectos físicos (alteração do relevo, remoção da cobertura vegetal), seja nos aspectos químicos e biológicos.

O solo degradado tem uma redução drástica da micro-flora e fauna, criando-se um vazio biológico que favorece a presença e desenvolvimento de nematóides fitopatógenos. Quando isso acontece, o nematóide está em um ambiente favorável para o seu desenvolvimento, sem a presença de inimigos naturais.

O manejo biológico visa criar condições desfavoráveis para o desenvolvimento desses patógenos, aumentando a biodiversidade e melhorando a estrutura do solo. Assim, embora os nematóides estejam presentes no solo, a sua população está sob controle e os prejuízos causados à planta são mínimos.

Cobertura vegetal. 

lavoura-com-manejo-adequado-do-soloA cobertura vegetal induz a um maior armazenamento de água e melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. A cultura se beneficiaria com o aumento da atividade biológica do solo, graças à matéria orgânica produzida pela cobertura vegetal, que também assegura condições térmicas mais adequadas. Além disso, a luz solar direta, devido à radiação ultravioleta, tem um efeito negativo sobre os microorganismos que controlam os nematóides. Portanto,  a cobertura do solo vai propiciar as condições favoráveis para o desenvolvimento da microflora do solo.

Aumento do conteúdo de matéria orgânica. Efeito nematicida dos Ácidos Húmicos e Fúlvicos.

A utilização de matéria orgânica constitui  uma boa medida para redução dos níveis populacionais do nematóide. A matéria orgânica funciona como condicionador do solo, favorecendo suas propriedades físicas, estimulando o aumento da população de microrganismos de solo, em especial de inimigos naturais dos nematóides como fungos e bactérias, além de liberar substâncias tóxicas com sua decomposição que contribuem para a mortalidade dos mesmos.Pesquisas recentes demonstraram o efeito nematicida dos Ácidos Húmicos e Fúlvicos, exercendo efeito tóxico sobre os nematóides e inibitório sobre a eclosão dos ovos. Uma boa alternativa quando não temos matéria orgânica disponível é a utilização de formulações a base de ácidos húmicos e/ou fúlvicos. 

Além de melhorar as condições físico-químicas do solo para favorecer o desenvolvimento dos microorganismos, podemos estimular o predomínio da biota benéfica do solo. Uma forma de atingir este objetivo é com a utilização do BoKashi.

Bokashi é uma técnica japonesa trazida e adaptada ao Brasil por imigrantes japoneses. Trata-se de uma mistura balanceada de matérias orgânicas de origem vegetal e/ou animal sometidas a um processo de fermentação controlada. A utilização do Bokashi fornece ao solo uma grande quantidade de microorganismo que ocupam o vazio biológico presente nos solo degradados. 

Rotação de culturas

rotac3a7ao-de-culturas-nematoides.jpgA falta de rotação de culturas é uma das principais razões para os nematóides ter avançado tanto nas lavouras. A rotação de culturas é um dos melhores e mais utilizados métodos de controle dos fitonematóides, uma vez que é de baixo custo e não oferece risco de toxidez ao homem e ao ambiente, além de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, tornando-o mais produtivo. A escolha da cultura para rotação dependerá dos resultados da análise nematológica, pois uma planta pode não ser hospedeira de certo nematóide, mas ser hospedeira de outro.

Inimigos naturais

micrografia-eletrc3b4nica-nematc3b3ide-capturado-por-anc3a9is-constritores-do-fungo-nematc3b3fagoMais de 200 diferentes organismos são considerados inimigos naturais dos fito nematóides, Estes microorganismos nematófagos são encontrados normalmente no solo, parasitando ovos ou cistos, predando juvenis e adultos ou, ainda, produzendo substâncias tóxicas aos nematóides.

Uma inserção controlada destes microorganismos através de formulações comerciais é uma ótima forma de controle dos nematóides. Chamamos a este método de controle biológico, já que é outro organismo vivo quem vai controlar a doença.

Entre os microorganismos com efeito nematicida comprovado temos: Paecilomyces lilacinusTrichoderma harzianu, Arthrobotrys oligospora, Arthrobotrys musiformis, assim como algumas Rizobacterias.

Melhora o equilíbrio nutricional da planta

Um manejo de adubação não adequado gera desbalanço nutricional, ficando a planta mais sensível a ataque de pragas e doenças.

Uso de cultivares resistentes.

É uns dos método mais atraentes, pois além de não implicar em custos adicionais, não provoca impactos ambientais porque, mesmo em áreas já infestadas, dispensa o uso de produtos químicos.

Autor: Miguel Lancho Jimémez

Referências

FERNANDO B. LIMA, HERCULES D. CAMPOS, LILIANNE M.  RIBEIRO, LUIS HENRIQUE C. P. SILVA, GELIANE C. RIBEIRO, DANILO L. DAS NEVES & CLÁUDIA, R. DIAS-ARIEIRA.  Efeito da Cama de Frango na Redução da População do Nematoide-de-cisto da Soja.

EMBRAPA CLIMA TEMPERADO. SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 4 ISSN 1806-9207 VERSÃO ELETRÔNICA. NOV./2005. Nematóides e métodos de controle.

LUIZ SUGIMOTO. JORNAL DA UNICAMP. Cobertura vegetal no plantio reduz erosão do solo em 80% e evita perda anual de 500 milhões de toneladas de terra.

PEDRO LUIZ MARTINS SOARES E JAIME MAIA DOS SANTOS. Fungos contra nematóides.

JADIR BORGES PINHEIRO AGÊNCIA EMBRAPA DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA. Nematóides.

DE ARAÚJO NETO, DA SILVA, KUSDRA, KOLLN, DE CARVALHO ANDRADE NETO – Atividade biológica de solo sob cultivo múltiplo de maracujá, abacaxi, milho, mandioca e plantas de cobertura

EMPRESA BRASIILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Manual de métodos de análise de solo. 2. ed. Brasília: Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 1997. 212 p. (Documentos, 1).

ANDERSON, J. P. E; DOMSCH, K. H. A physiological method for the quantitative measurement of microbial biomass in soils. Soil Biology and Biochemistry, v. 10, n. 3, p. 215-221, 1978.

DUDA, G. P. et al. Perennial herbaceous legumes as live soil mulches and their effects on c, n and p of the microbial biomass. Scientia Agricola, v. 60, n. 1, p. 139-147, 2003.

 

ALVES, T. dos S. et al. Biomassa e atividade microbiana de solo sob vegetação nativa e diferentes sistemas de manejos. Acta Scientiarum Agronomy, v. 33, n. 2, p. 341-347, 2011.

CAMPOS, B. C. Dinâmica do carbono em Latossolo Vermelho sob sistemas de preparo de solo e de culturas. 2006. 188 f. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) – Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

CASTRO, A. C. et al. Sistema silvipastoril na Amazônia: ferramenta para elevar o desempenho produtivo de búfalos. Ciência Rural, v. 38, n. 8, p. 2395-2402, 2008.

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. fransdore@hotmail.com disse:

    Boa Noite
    Gostaria de saber como posso detectar se as roseiras estão infectada por nematoide.
    Obrigada

    Curtir

    1. miguel disse:

      Boa tarde.
      A melhor forma de saber se o solo tem nematoides é realizando um análise nematológico do solo. Tem muitos laboratorios no Brasil que realizam o análise de forma rápida e barata.
      Att

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s